Notícias

Sobre nós e tecnologia

Certificado Digital SSL ( https:// )

O que é Certificado Digital SSL?

O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança criado pela Netscape em 1994 que se tornou padrão internacional para troca de informações sigilosas na Internet.
A tecnologia SSL foi incorporada em todos os browsers populares e funciona automaticamente quando um utilizador se conecta a um servidor habilitado para o protocolo. É fácil saber quando um servidor o usa, pois o seu URL iniciará com https. O “s” vem de “Secure”
Desde o início de 2017, os navegadores de internet Chrome e Firefox começaram a mostrar um aviso aos utilizadores que visitam websites que não possuem certificado SSL, alertando que estes não são seguros. A curto prazo, este aviso começará também a ser mostrado por outros browsers. 

Quando o seu navegador se conecta a um servidor SSL, ele automaticamente pedirá ao servidor um certificado digital da Autoridade Certificadora (CA). Ela autentica a identidade do servidor para garantir que você não enviará dados sigilos para um hacker ou um site falso.No entanto, se houver uma falha com a Autoridade Certificadora, o seu navegador irá abrir uma janela para informá-lo sobre o problema que encontrou, permitindo-lhe terminar a sessão ou continuar sob o seu próprio risco.
Se tudo ocorreu conforme o esperado, o seu browser irá automaticamente criptografar todas as informações que você envia para o site antes de deixar o seu computador. Quando as informações chegam a um servidor seguro, são decifradas usando uma chave secreta. Se o servidor envia informações de volta para si, essas informações também são criptografadas pelo servidor antes de serem enviadas. O seu navegador irá decifrá-las automaticamente no momento da chegada.
Embora o SSL faça uma troca on-line de informações sigilosas seguras, não se pode garantir que as informações continuarão a serem mantidas em segurança uma vez que estejam no servidor. Por outras palavras, não basta um website usar o protocolo SSL para ter um website seguro, os programadores devem garantir a segurança dos sites através das boas práticas de programação e manterem sempre os seus websites atualizados para melhor garantir essa segurança.
Com certificados SSL aumenta a segurança do seu website, ganha a confiança dos seus clientes e melhora a visibilidade no Google.
Desde Agosto de 2014 que o algoritmo do google privilegia websites que usem https em detrimento dos outros não seguros, desta forma se o seu concorrente usa https e você não, é provável que você aparece depois dele nas pesquisas orgânicas do google.
 
Por que o meu website precisa de um Certificado SSL?
O certificado de segurança SSL é essencial para combater transações fraudulentas que ocorrem na Internet.
Garante que todos os dados compartilhados entre o seu visitante e o servidor sejam criptografados, como também ajuda a ganhar a confiança do seu cliente.
O certificado SSL permite que o seu cliente confirme a identidade do seu site, o que lhe traz mais tranquilidade ao fazer autenticação ou ao comprar algum produto.

O uso do Certificado SSL será obrigatório?

Sim, a partir de 25 de Maio de 2018, quando o regulamento da proteção de dados entrar em vigor em todos os países da Europa, segundo a nossa interpretação do regulamento, um utilizador de internet ao visitar um website, este recolhe dados através dos cookies tais como, localização, tipo de sistema operativo, browser, etc, além dos eventuais dados que o utilizador possa fornecer através de formulários ou registos. Dessa forma para garantir a segurança destes dados e que os mesmos não serão utilizados por hackers ou pessoas não autorizadas deverá utilizar-se o certificado digital como garantia da encriptação desses mesmos dados.

Um certificado digital SSL tem custos?

Sim. Existem diversas empresas que emitem certificados digitais e dão garantia desses mesmos certificados possuindo conforme o tipo de certificados, seguros que podem indeminizar até vários milhares de euros em caso de quebra do certificado. No entanto e porque será obrigatório a partir de 25 de Maio de 2018 o uso do mesmo, a Joaninfor começou a instalar nos seus clientes esse mesmo certificado e assumirá o custo do mesmo na renovação dos serviços anuais de registo de domínio, alojamento do website e serviço de suporte a e-mail, mantendo os actuais preços tornando-se uma das empresas portuguesas mais competitivas na prestação deste tipo de serviços.

Contactos

Vila Nova de Famalicão

Peso da Régua

Galeria de Fotos

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as novidades